Oi pessoal, tudo bem? Que bom, nós também!
Está chegando uma das datas mais importantes para vendas no varejo e você já sabe que estratégia adotar?
O sucesso de vendas para o dia das mães está a 5 passos de você e nesse conteúdo, te ensinaremos o caminho.
Para começar, analise a imagem abaixo:

E aí? Qual é o seu palpite?
Acertou quem disse Ritinha.
Ficar falando “compre meu produto, compre meu produto” não fará com que o consumidor seja convencido por você e realmente chegue a comprar o seu produto.
Mais do que nunca as pessoas tem buscado, além de um produto, uma experiência de compra satisfatória. Onde elas se sintam ouvidas e entendidas, elas passam a ver seu produto como uma solução e sua marca como um referencial. Então, como chegar até o cliente?
1- “Olha essa dica”
Estamos na fase da atração. Seu novo cliente ainda não conhece seu produto ou a sua marca e precisa entender que você pode ter a solução para o que ele precisa.
Use e abuse das redes sociais para dar dicas de décor, mostrar os produtos na loja, entregar conteúdos relevantes a fim de que o cliente seja atraído pelo seu negócio.
Aproveite o período para apresentar as promoções da loja, as condições especiais do mês das mães e dicas para presentear a mamãe.

2 – “Conheça minha história”
Suas experiências e as da sua equipe de vendas contam muito nesse tópico. Você já está entendendo o cliente e já pensa em algumas soluções para o que ele precisa, mas ele te conhece? Conhece sua loja?
Um “papinho cabeça” tendo um tempo de qualidade com o cliente fará com que ele conheça a pessoa além do vendedor, despertando uma confiança involuntária e atingindo a etapa que chamamos de conversão: ele deixou de ser um anônimo e está sendo qualificado para se tornar um cliente de fato.
Entra aqui também conhecer os gostos da mamãe que será presenteada para direcionar ao que você tem e que possa agregar ao que o cliente precisa ou convencê-lo de que ele precisa do que você tem.

3- “Vou te ajudar com esse problema”
Agora que já estão alinhados e que o cliente descobriu que além de vendedor você é um ser humano, finalizamos a etapa de conversão e iniciamos a oportunidade.
O cliente gostou de você, da sua loja, dos seus produtos e acredita que o que você tem a oferecer irá deixar a mamãe presenteada bem feliz e satisfeita.
Ele entendeu que o seu produto pode ser a solução para o problema.

4- “Aqui está um material gratuito”
A sensação de vantagem é um dos gatilhos mais poderosos na hora de decidir comprar.
O que você preparou para cativar seus clientes nesse período? Brindes? Descontos especiais? Um cafezinho? Sorteio? Ambiente instagramável?
Esse é o momento de mostrar todas as “cartas que você tem na manga” e convencer o cliente que fazer negócios com você é a melhor escolha que ele pode fazer no momento.
Afinal, além de escolher o presente ideal para a mãe ainda foi super bem tratado. Isso sim é uma experiência de compra memorável.
Nessa etapa, meça a temperatura: você tem a plena certeza de que o cliente irá fechar negócio?
Estão ofereça algo além, um outro produto para complementar o presente da mamãe. Mas somente se você tiver certeza de que a venda está praticamente fechada. Se o cliente ainda tiver algum resquício de dúvida, oferecer outro produto pode acabar confundindo-o.

5- “Compre meu produto”
Etapa final: venda! Seu produto é o que o cliente precisa e ele já está convencido disso. Ele tem certeza de que a mamãe ficará muito feliz com o presente assim como ele ficou muito feliz com esse super atendimento recebido.
Agora é finalizar a venda e além de um novo cliente, ganhar um advogado da sua marca que irá comentar com quem ele puder sobre seu atendimento, seus produtos e sua loja.
Um passo a passo bem dinâmico e leve, não é? É assim que as vendas devem ser.
Curtiram? Depois contem pra gente como foi 😉 adoramos ouvir vocês.